quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Século de Ouro

Escrito e enviado por: Camile Corcete Nunes

A democracia em Atenas foi suspensa duas vezes e rapidamente restaurada durante o século V a.C. O apogeu desse modelo ocorreu neste século durante o governo de Péricles, que também ficou conhecido como “O Século de Ouro”, devido ao auge da democracia escravista e às grandes obras públicas.

Péricles exerce o poder de forma imperialista e dominadora, utilizando os recursos resultante da Liga de Delos para ampliar o comércio marítimo. Embelezou e construiu diversos templos, palácios e fez melhoramentos na sua cidade. O governante de Atenas designou para os integrantes do exército um salário e remuneração para os cargos públicos, possibilitando assim, uma maior participação das camadas inferiores da população. Também oportunizou para os escravos obedientes liberdade, ampliando a democracia, tornando-se a cidade grega mais importante.

Péricles conseguiu atingir a plenitude desse modelo democrático por três princípios: isonomia (igualdade de todos perante a lei), isegoria (igualdade de direito ao acesso à palavra na Assembléia) e isocracia (igualdade de participação no poder).

Péricles, 495 – 429 a.C.

“...um homem que não se interessa pela política... não tem o que fazer aqui...” (Péricles, 495 – 429 a.C.)

A Assembléia constituiu-se como um tribunal que tinha o direito de julgar todos os casos importantes da cidade e eleger os administradores. Ela era um comício ao ar livre que reunia centenas de cidadãos, do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. As decisões tomadas ali representavam a palavra final na guerra, na paz, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, etc.

Democracia em Atenas: direta e excludente.
X
Democracia hoje em dia nas sociedades ocidentais: indireta (representativa) e includente.


REFERÊNCIAS

ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA DE HISTÓRIA: PENSADORES E PROFETAS. São Paulo: Duetto Editorial, 2009.

VALER, Marcos. História Geral e América. Porto Alegre, 2012.

Nenhum comentário: