segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Tomás de Aquino - Contexto Histórico

Escrito e enviado por: Verônica Matos

Para compreender Tomás de Aquino é preciso inseri-lo em dois movimentos marcantes do seu tempo em que se passava a racionalização da Idade Média e a disputa política entre igreja e o poder secular do Império. Foi Tomás de Aquino que levou ao conhecimento a obra de Aristóteles, a qual havia se perdido e encontrada pelos Árabes, sua obra foi totalmente traduzida e assim se ensinou por vários mestres Árabes as obras de Aristóteles, o então chamado iluminismo Árabe e Aristóteles entra para o cristianismo.

Tomás de Aquino defendia um justo natural absoluto e um justo relativo, buscando de forma ampla uma linguagem clara, dizia que nada era verdade somente porque era firmado pelas autoridades, ele buscava entender e esclarecer como as verdades se apresentavam. Mesmo assim acreditava em uma sociedade hierarquizada, acreditava que a hierarquia era fonte de organização e que sem organização na sociedade na cidade não é possível alcançar o bem comum e que sem isso não se busca a justiça. Tomas de Aquino buscava compreender a revelação religiosa do cristianismo e que a injustiça não deve ser contemplada e sim erradicada.

Tomás de Aquino foi um importante teólogo, filosofo e padre dominicano do século XIII. Considerado um dos principais representantes da Escolástica (linha filosófica medieval de base cristã). Foi fundador da escola tomista de filosofia e teologia. (Itália, 1225-1274)


REFERÊNCIA

LOPES, José Reinaldo de Lima. O Direito na História – Lições Introdutórias. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2008. p. 125-131. 

Nenhum comentário: