sexta-feira, 15 de maio de 2015

As artes liberais

Enviado por: Giordana Kalisz de Oliveira

A Idade Média, já estudada nas aulas de História do Direito, foi uma época histórica iniciada pela queda do Império Romano no século V até o renascimento. Neste período, foram desenvolvidas as “artes liberais clássicas”, que compreenderam o método de educação durante a Antiguidade Clássica (greco-romana). O termo “liberal” vem do latim liber, que significa livre, no sentido de ter liberdade de cada pessoa escolher a sua instrução e segui-la sob a orientação de um mestre. Esta época é marcada, portanto, pela não obrigatoriedade da educação e pelo não enquadramento dela pelo poder estatal.

leitura idade media 
 Trivium e Quadrivium.








quinta-feira, 14 de maio de 2015

Tudo por muito dinheiro: obra construída às pressas foi responsável por uma das maiores tragédias da antiguidade

Enviado por: Daiana Menzem Nascimento
Autoria de: Robério Fernandes

Dizem que no Brasil é comum os gestores públicos roubarem os cofres públicos, principalmente em licitações, por cujo método legal contratam uma empreiteira, a quem é paga uma fortuna (pois teoricamente a dita contratada tem que usar material de primeira qualidade; mas, na prática, o material utilizado na construção é de segunda qualidade - quando não é de terceira). Eis, enfim, um método de enriquecimento ilícito.

Uma Breve História da Corrupção na Antiguidade

Enviado por: Daiana Menzem Nascimento
Autoria de: Robério Fernandes
 
raízes da corrupção - tira

A corrupção ativa e passiva não é um “privilégio” da geração atual. É antiga e sem data certa de nascimento ou de naturalidade. O antigo império romano, por exemplo, está recheado de exemplos que nos mostram o quanto tal crime era praticado, de modo que não somente o governo como a própria população se adaptaram a essa realidade - que, por sinal, acompanhou o nascimento, apogeu e declínio do grande império.